Você está aqui: CGCEA / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

INPE ensina professores a operar telescópio remotamente

por INPE
Publicado: Out 18, 2006
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 18 de outubro de 2006

Imagem INPE ensina professores a operar telescópio remotamente

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) realiza nesta sexta-feira (20/10), a partir das 19h, uma oficina sobre Observações Astronômicas Remotas para o Ensino de Ciências, dirigida a professores de ensino médio e fundamental. Os 20 professores que participam da atividade foram selecionados entre 35 inscritos e trabalham em escolas do Vale do Paraíba e adjacências.

A iniciativa integra a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e será coordenada pelos pesquisadores André Milone e Ana Maria Zodi, da área de Ciências Espaciais e Atmosféricas do INPE.

A oficina terá início com uma palestra de introdução à Astronomia e apresentação do Miniobservatório Astronômico do Instituto e do projeto Telescópios na Escola. Em seguida, os professores aprenderão a utilizar a observação remota como ferramenta no ensino de Ciências. Operando remotamente o telescópio, os participantes poderão apontar para um astro, identificá-lo e medir sua velocidade angular.

As atividades independem das condições do tempo, pois serão utilizados programas de simulação para o desenvolvimento dos trabalhos.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.