Você está aqui: CGCEA / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Seminário apresenta trabalhos de iniciação científica

por INPE
Publicado: Jul 10, 2006
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 10 de julho de 2006

Mais de 80 trabalhos serão apresentados durante o SICINPE 2006 - Seminário de Iniciação Científica do INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia em São José dos Campos, nos dias 11 e 12 de julho.

Com o objetivo de incentivar a iniciação científica dentro das linhas de pesquisa do INPE e preparar os alunos para o ingresso nos cursos de pós-graduação do instituto, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC), apoiado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), oferece bolsas com duração de 12 meses, que hoje contemplam 87 estudantes. Os projetos de pesquisa nos quais os alunos participam devem ter qualidade acadêmica, mérito científico e orientação por um pesquisador qualificado.

Nesta edição do SICINPE serão apresentados 54 trabalhos na forma oral e 33 pôsteres, nas áreas de Ciências Espaciais e Atmosféricas, Centro de Tecnologias Especiais, Observação da Terra, Meteorologia, Engenharia e Tecnologia Espacial e Laboratório de Integração e Testes. Os melhores trabalhos serão premiados, sendo que o primeiro lugar receberá um computador, o segundo, um MP3 player com 521MB e, para o terceiro colocado, um pen-driver com 1GB.

“De fato, notamos que temos conseguido despertar a vocação científica nos alunos, dada a qualidade dos trabalhos apresentados bem como o foco que os mesmos mantêm com as linhas de pesquisas da nossa instituição”, afirma Dr. José Carlos Becceneri, pesquisador do Instituto e coordenador do PIBIC-INPE.

O SICINPE acontece desde 1994 e este ano reunirá estudantes de instituições como UNIVAP (Universidade do Vale do Paraíba), UNESP/FEG (Universidade Estadual Paulista – Campus Guaratinguetá), FAENQUIL (Faculdade de Engenharia Química de Lorena), ETEP Faculdades (Escola Técnica "Professor Everardo Passos"), Faculdade IBTA, FAI (Faculdade de Administração e Informática), ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), UNITAU (Universidade de Taubaté), UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), ISE/CETEC (Instituto Superior da Empresa), UMC (Universidade de Mogi das Cruzes), FACAP (Faculdade de Ciências Aplicadas), USP (Universidade de São Paulo - São Carlos), UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), UNIP (Universidade Paulista), UNIFEI (Universidade Federal de Itajubá), UNISAL (Centro Universitário Salesiano de São Paulo), UNIB (Universidade Ibirapuera), Mackenzie (Universidade Presbiteriana Mackenzie) e EEI (Escola de Engenharia Industrial).


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.