Você está aqui: CGCEA / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Otimizando recursos públicos na área de meteorologia

por INPE
Publicado: Jan 20, 2021
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 20 de janeiro de 2021

Imagem Otimizando recursos públicos na área de meteorologia

O INPE, INMET, FUNCEME e ANA celebraram acordo de cooperação técnica em reunião no XXIII Workshop de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino

Na terça feira, dia 19 de janeiro de 2021, celebraram um acordo de cooperação técnica com o objetivo de fazer uma integração dos sistemas nacionais e locais de meteorologia, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

"O INPE deseja entregar o melhor Modelo Numérico Brasileiro de Previsão Global de Tempo e Clima, incluindo como parâmetros de entrada todos os dados de imagens de satélites disponíveis, mas mais importante, incluindo as condições de contorno, que são únicas na América Latina, o Cerrado, os biomas brasileiros em geral", disse Clezio De Nardin, Diretor do INPE.

"Iniciamos uma parceria de integração do grande sistema para dar maior eficiência e resultado ao cidadão que utilize o Sistema de Informações Meteorológicas no Brasil. Vamos cobrir as áreas de sombra duplicadas e cada instituição parceira se concentra no que seja melhor. Esperamos ampliar esse modelo para outros parceiros institucionais e partes do sistema, sejam eles público ou privado. Isso tudo para o INMET é a construção do SIM INMET," afirmou o diretor do Inmet, Miguel Ivan Lacerda de Oliveira.

Este ano o XXIII Workshop de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino 2021 aconteceu de forma virtual, e reuniu representantes de entidades nacionais e internacionais. Promovido anualmente pela Funceme - Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos em parceria com outras instituições. O Objetivo desse ano é discutir as condições atmosféricas e oceânicas bem como os resultados dos modelos de diferentes centros a fim de emitir a previsão climática para a estação chuvosa, o Prognóstico Climático para o trimestre: fevereiro, março e abril de 2021.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.