Você está aqui: CGCEA / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Nota à imprensa sobre incêndio florestal ocorrido no campus do INPE na cidade de Cachoeira Paulista

por INPE
Publicado: Set 29, 2020
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 29 de setembro de 2020

Imagem Nota à imprensa sobre incêndio florestal ocorrido no campus do INPE na cidade de Cachoeira Paulista

Por volta de 11:40 h do dia 27 de setembro de 2020 a equipe de vigilância do INPE detectou fumaça densa em uma área do campus de Cachoeira Paulista em ás margens da Via Dutra. Após deslocamento imediato, a equipe detectou fogo alto no local de origem da fumaça e mais outros 2 grandes focos de incêndio. Todos os esforços foram empenhados para o controle, mas a vegetação extremamente seca, alta temperatura e baixa umidade do ar, além de ventos fortes, tornaram a situação incontrolável e, por volta de 13:00, já havia mais de uma dezena de focos densos de incêndio, bastante distantes entre si e em pontos distintos do campus.

Por volta de 14:00 h e primando pela segurança, todas as instalações do campus foram evacuadas e toda a frota de veículos retirada para local seguro. Devido ao grande tamanho do incêndio foi solicitado apoio do Corpo de Bombeiros da PMESP das cidades de Guaratinguetá e Cruzeiro, das concessionárias Nova Dutra e SABESP, Defesa Civil de Cachoeira Paulista, Defesa Civil da cidade de Canas-SP e Fundação Canção Nova que ofertaram todo o auxílio como caminhões-pipa e motoristas, brigadistas especializados, abafadores, bombas-costais, óculos de proteção, lanternas e água potável às dezenas de pessoas de várias equipes empenhadas na contenção do sinistro.

Infelizmente a situação agravou-se e, apesar da intensa atuação das equipes que trabalhavam no local, aproximadamente 70 % do campus foi atingido diretamente pelo fogo , incluindo o entorno dos laboratórios Sonda, Lume, BDA - Arranjo Decimétrico Brasileiro (aqui tendo ocorrido sinistro de algumas antenas de pesquisa), do LIM – Laboratório de Instrumentação Meteorológica (aqui perdemos para o fogo 4 toróides   das bóias oceânicas do Projeto PIRATA e vários instrumentos meteorológicos ), além do entorno da sede do CPTEC, do alojamento do campus, do Laboratório de Combustão e Propulsão, e outros locais.

Importante ressaltar que todo controle e proteção foram feitos adequadamente nas instalações prediais e redes de fibra óptica. Não ocorreram danos físicos ao patrimônio público, exceto por linhas aéreas e terrestres de transmissão de energia, já em processo de recuperação das funcionalidades.

As equipes do INPE e do Corpo de Bombeiros da PMESP finalmente controlaram a situação em todas as dezenas de locais atingidos por volta das 05:30 h do dia 28 de setembro de 2020. Após a contenção do incêndio, foi aberto inquérito interno todas as providências legais com respeito à investigação da origem do incêndio estão sendo conduzidas pelas autoridades e órgãos responsáveis.

O INPE e o MCTI lamentam profundamente o ocorrido. Estamos envidando todos os esforços para remediar a situação ambiental decorrente, assim como a continuidade dos programas de coleta de dados prejudicados pelo evento. O Coordenador Nacional do projeto PIRATA, Ronald Buss de Souza, reporta que o projeto, mesmo com o prejuízo apontado, não foi afetado e a continuidade dos esforços de observação de parâmetros de interação oceano-atmosfera do Oceano Atlântico Tropical está garantida.

O INPE ressalta e agradece o apoio imediato que lhe foi prestado por todas as instituições mencionadas, sem o qual os prejuízos teriam certamente sido muito maiores.
 






 

 


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.