Você está aqui: CGCEA / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Workshop MIRAX discutirá astronomia de raios-X

por INPE
Publicado: Dez 05, 2005
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 05 de dezembro de 2005

Começa nesta quarta-feira (7/12) o workshop internacional "The Transient Milky Way: A Perspective for MIRAX", que vai discutir questões atuais em astronomia de raios-X e o desenvolvimento da missão MIRAX. O evento acontece na sede do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia, em São José dos Campos, até sexta-feira (9/12).

O MIRAX (Monitor e Imageador de Raios X) é um satélite científico com imageadores de raios-X, que será lançado pelo INPE em 2009, para estudar a região central do plano galáctico e seus objetos, como buracos negros e estrelas de nêutrons.

O workshop terá a presença de especialistas internacionais em astrofísica de altas energias, tanto na área científica com na área técnica, com experiência no desenvolvimento de instrumentação para satélites.

Principal investigador da missão MIRAX, o coordenador geral de Ciências Espaciais e Atmosféricas (CEA) do INPE, Dr. João Braga, informa que o workshop será composto de palestras convidadas e de apresentações dos participantes, além de sessões mais técnicas sobre o desenvolvimento da plataforma e da carga útil do satélite MIRAX. "Foram confirmadas cerca de 70 inscrições. Destas, 27 são de especialistas estrangeiros de diversos países", diz o Dr. João Braga.

Maiores informações no site www.das.inpe.br/workshop_mirax


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.