Você está aqui: CGCEA / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

SICINPE 2005 revela talentos e concede prêmios aos melhores bolsistas

por INPE
Publicado: Ago 09, 2005
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 09 de agosto de 2005

"Pretendo seguir a carreira acadêmica, ser pesquisadora", contou Tatiana Regina da Fonseca, autora do trabalho premiado em 1º lugar no SICINPE 2005 - Seminário de Iniciação Científica do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia, encerado na última quinta-feira, dia 4.

Do total de 47 trabalhos, foram 27 apresentações orais e 20 pôsteres. Orientada pelos pesquisadores do Instituto, Dra.Maria do Carmo de Andrade Nono (Laboratório Associado de Sensores e Materiais do Centro de Tecnologias Especiais - LAS/CTE) e Dr. Pedro José de Castro (Laboratório Associado de Computação e Matemática Aplicada - LAC/CTE), Tatiana, aluna do 3º ano do curso de engenharia de materiais da UNIVAP (Universidade do Vale do Paraíba), desenvolveu e apresentou "Processamento e Caracterização de Cerâmicas de SrO-Nb2O5-Ba2Ti9O20 para Aplicação como Ressoadores Dielétricos de Microondas"; por este trabalho, ganhou um microcomputador.

Já André Trenó Ricarte, aluno do curso de ciência da computação da PUCMINAS (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais) recebeu um pen-drive, pelo segundo lugar com o trabalho "Projeto e Implantação de um Circuito Correlacionador Digital em FPGA", orientado pelo pesquisador do INPE, Dr. José Roberto Cecatto (Divisão de Astrofísica da Coordenação Geral de Ciências Espaciais e Atmosféricas - DAS/CEA), e por Msc. Cláudio Faria (PUCMINAS).

O SICINPE acontece desde 1995 e faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), apoiado pelo CNPq, que no INPE já distribuiu 589 bolsas até este ano, incluindo os alunos bolsistas das unidades do Instituto em Natal (RN) e Santa Maria (RS). "Ter os pesquisadores do INPE como orientadores e participar do SICINPE são oportunidades para se aprimorar na pesquisa", observa Tatiana.

Na abertura deste SICINPE, Dr. José Carlos Becceneri, coordenador do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica do INPE, destacou que cerca de 10% dos alunos/bolsistas PIBIC entram na pós-graduação do Instituto. Em breve, Tatiana poderá estar nesta porcentagem: "pretendo fazer mestrado no INPE", revela a bolsista vencedora do SICINPE 2005.

Em São José dos Campos, dentre as universidades com alunos orientados pelos pesquisadores da sede do INPE, têm maior participação a UNITAU (Universidade de Taubaté) e UNIVAP (Universidade do Vale do Paraíba). E, dentro do INPE, a CEA (Coordenação Geral de Ciências Espaciais e Atmosféricas) possui o maior número de alunos bolsistas; seguida do Centro de Tecnologias Especiais (CTE), Engenharia e Tecnologia Espacial (ETE), Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPT), Coordenação de Ensino, Documentação e Programas Especiais (CEP), Observação da Terra (OBT), Laboratório de Integração e Testes (LIT), Centro de Rastreio e Controle de Satélites (CRC), Coordenação de Relações Institucionais (CRI), Laboratório de Combustão e Propulsão (LCP), Coordenação de Planejamento Estratégico e Avaliação (CPA) e Centro Espacial de Cachoeira Paulista (CES).


(à frente) Dr. José Carlos Becceneri, coordenador do PIBIC-INPE, e Tatiana Regina da Fonseca (dir.), autora do trabalho premiado no SICINPE 2005, junto aos integrantes da mesa e comissão julgadora.




(da esq. para dir.) Dr. Ronald Buss de Souza (DSR), Dr. Hisao Takahashi (DAE), Prof. Dr. Marcos Tadeu Tavares Pacheco (UNIVAP), Prof. Dr. José Marques da Costa (UNITAU), Dra. Nélia Ferreira Leite (CRI), Dr. Marcos Dias (DIR), Prof. Dr. Roberto Diéguez Galvão (UFRJ) e Prof. Dr. Rodolfo Vilhena de Moraes (FEG/UNESP) compõem a mesa do SICINPE 2005.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.