Você está aqui: CGCEA / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Trabalho de doutorado desenvolvido no INPE é premiado nos EUA

por INPE
Publicado: Jul 07, 2005
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 07 de julho de 2005

Pedrina Morais Terra dos Santos, que há quatro meses recebeu o título de doutora em Geofísica Espacial pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia), teve seu trabalho "Development of the Sheffield University Plasmasphere Ionosphere Model-Enhanced (SUPIM-E)" premiado na área de "Equatorial Ionosphere or Thermosphere" durante o último CEDAR (Coupling, Energetics and Dynamics of Atmospheric Regions), realizado na cidade de Santa Fé, New Mexico-EUA, de 25/06 a 01/07. O trabalho premiado tem como co-autores Dr. Jonas Rodrigues de Souza, Dr. José Humberto Andrade Sobral e Dr. Christiano Garnett Marques Brum.

O SUPIM-E é uma nova versão do modelo SUPIM, desenvolvida pela Dra. Pedrina durante sua tese, sob orientação do Dr. Jonas Rodrigues de Souza e co-orientação do Dr. José Humberto Andrade Sobral. O SUPIM-E destaca-se pela implementação da região E ionosférica e pelos cálculos de velocidades de derivas zonais do plasma da região F, fatores que tornam tal modelo uma poderosa ferramenta no estudo do sistema termosfera-ionosfera equatorial e de baixas latitudes.

O CEDAR é um programa de Mudança Global patrocinado pela National Science Foundation (NSF) que promove um workshop anual, no qual trabalhos desenvolvidos em diversas Universidades e Instituições dos EUA e de outros países são apresentados e discutidos pela comunidade científica. "A participação nessas reuniões é de grande relevância para a interação e a projeção dos trabalhos desenvolvidos na área de Ciência Espacial", avalia Dra. Pedrina.

"O reconhecimento internacional de um trabalho apresentado no CEDAR vem enfatizar a qualidade, atualidade, importância e seriedade dos trabalhos desenvolvidos em nossa área (Divisão de Aeronomia da Coordenação Geral de Ciências Espaciais e Atmosféricas do INPE)", conclui a pesquisadora.



Dra Pedrina Morais Terra


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.