Você está aqui: CGCEA / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Cresce a quantidade de publicações de pesquisadores do INPE

por INPE
Publicado: Abr 25, 2005
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 25 de abril de 2005

Imagem Cresce a quantidade de publicações de pesquisadores do INPE

O número de publicações anuais, de técnicos e pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), cresceu de 740 em 2003 para 1.559 em 2004, como mostra a Figura 1. A Figura 2 mostra que o Instituto tem atualmente 754 pesquisadores e técnicos. Para a estatística, o levantamento considera textos publicados em periódicos, livros, capítulos de livros, eventos, relatórios, teses e dissertações. As publicações devem possuir ISSN (International Standard Serial Number).
A Figura 1 também mostra que houve um crescimento nas publicações indexadas no SCI (Science Citation Index), passando de 207 em 2003 para 315 em 2004. O SCI, também conhecido por "Web of Science", é uma base de referência bibliográfica que registra os artigos citados em outros artigos.


Figura 1 – Número total de publicações no INPE

A Figura 3 mostra que a maior parte dos artigos em revistas com SCI tem origem na área de Ciências Espaciais e Atmosféricas, com 44% do total das publicações, seguida da área de Aplicações em Observação da Terra e Previsão do Tempo (30%); a área de Tecnologias Especiais participa com 23% e a área de Engenharia e Infra-estrutura, com 3%.


Figura 2 – Evolução do número de pesquisadores, tecnologistas e bolsistas de nível superior que atuam
para o INPE

Na página
http://www.inpe.br/ensino_e_documentacao/biblioteca.htm
é possível conferir as tabelas com estes indicadores nos anos de 2002, 2003 e 2004. Além disso, clicando no número referente à quantidade de publicações, tem-se acesso a diversas informações sobre os artigos publicados - uma iniciativa que busca o aprimoramento das ações de divulgação do conhecimento empreendidas pelo INPE.


Figura 3 – Número de publicações indexadas com SCI divididas por áreas

Os resultados demonstram a prioridade que o Instituto tem dado à pesquisa científica e à melhoria da gestão do conhecimento científico. Refletem ainda, o sucesso obtido pelo INPE nos seus principais campos de atuação científica, bem como, o seu potencial de impacto social, econômico e industrial, avalizando o seu desempenho na busca dos objetivos estratégicos, em particular, aquele que foca a busca de excelência técnico-científica.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.