Você está aqui: CGCEA / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Semana de aniversário dos 50 anos do INPE

por INPE
Publicado: Jul 29, 2011
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 29 de julho de 2011

Imagem Semana de aniversário dos 50 anos do INPE

A Corrida Super 5 km Aeroespacial, na manhã de domingo (31), abre as comemorações pelo 50º aniversário do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP). Parte do 2º Circuito Joseense de Corridas de Rua, o evento será nas imediações do Instituto, com concentração e dispersão na Associação Desportiva Classista do INPE (ADC-INPE). A largada está prevista para 8 horas. 

Durante toda a semana haverá atividades em comemoração ao cinqüentenário. Os inpeanos, como são chamados os funcionários e colaboradores do INPE, poderão participar de eventos esportivos e culturais. Como destaque, um recital em que se apresentarão, entre outros artistas locais, grupos formados por inpeanos, e a Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo, no sábado (6), encerrando as festividades.

Com a presença do ministro Aloizio Mercadante, a solenidade de aniversário será realizada na quinta-feira (4). Como é tradição no INPE, serão homenageados os servidores que completam 10, 15, 20, 25, 30, 35 e 40 anos de atividades, bem como os aposentados no último ano e aqueles que obtiveram destaque nas áreas de Pesquisa, Gestão e Desenvolvimento Tecnológico. Também está prevista uma homenagem da Câmara Municipal de São José dos Campos ao INPE.

Cinquentenário

Criado em 3 de agosto de 1961, o INPE completa 50 anos de atuação em pesquisa e desenvolvimento na área espacial, com estudos que vão desde o desflorestamento de nossas matas até as origens do Universo. É hoje referência em Sensoriamento Remoto, Meteorologia, Ciências Espaciais e Atmosféricas, Engenharia e Tecnologia Espacial e Ciência do Sistema Terrestre.

O INPE deu ao Brasil a capacidade de produzir ciência espacial de qualidade, fazer satélites, monitorar nosso território, ter uma previsão de tempo moderna, entender as mudanças globais e fazer com que o Espaço seja parte da sociedade brasileira.

Para que o cidadão usufrua dos benefícios do contínuo desenvolvimento do setor espacial, o INPE aposta na construção de satélites para produção de dados sobre o planeta Terra e no desenvolvimento de pesquisas que transformem estes dados em conhecimento, produtos e serviços para a sociedade brasileira e para o mundo.

Além da sede, em São José dos Campos (SP), o INPE possui instalações em São Luís (MA), Eusébio (CE), Natal (RN) - Centro Regional do Nordeste -, Cuiabá (MT), Brasília (DF), Cachoeira Paulista (SP), Atibaia (SP), São Paulo (SP) - Centro de Radioastronomia e Astrofísica Mackenzie-, Santa Maria (RS) - Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais - e Belém (PA) - Centro Regional da Amazônia.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.