Você está aqui: CGCEA / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

INPE lança cartilha sobre seus 50 anos

por INPE
Publicado: Jul 08, 2011
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 08 de julho de 2011

Imagem INPE lança cartilha sobre seus 50 anos

Em comemoração aos seus 50 anos, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) acaba de lançar uma cartilha ilustrada, contando suas cinco décadas de história. O arquivo está disponível na Internet.

A publicação, dirigida ao público jovem, contextualiza os principais acontecimentos nas suas diversas áreas de atuação (Ciências Espaciais e Atmosféricas, Engenharia e Tecnologia Espacial, Observação da Terra por satélites, Meteorologia e Ciência do Sistema Terrestre) com os fatos marcantes no Brasil e no mundo, na ciência e tecnologia.

Dentre as realizações destacadas estão o desenvolvimento e lançamento do primeiro satélite brasileiro, o SCD-1, em 1993, a urna eletrônica, desenvolvida em conjunto com o DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, então CTA), as brocas odontológicas de diamante, o monitoramento da Amazônia por satélites, o início das atividades de previsão de tempo e clima e em ciência do sistema terrestre.

A cartilha "INPE 50 Anos - Conquistar o Espaço para cuidar da Terra" tem ilustrações bem-humoradas do cartunista Jean Galvão, autor de charges para a Folha de S. Paulo e ilustrador da revista Recreio.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.