Você está aqui: CGCEA / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Comunidade de geotecnologia elege o INPE a melhor instituição do setor

por INPE
Publicado: Jun 16, 2011
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 16 de junho de 2011

Imagem Comunidade de geotecnologia elege o INPE a melhor instituição do setor

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) venceu o Prêmio MundoGEO#Connect na categoria “Instituição de Ensino e/ou Pesquisa de Maior Destaque”.  A premiação dos melhores do setor de geotecnologia aconteceu na noite de quarta-feira (15/6) no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

O prêmio é uma iniciativa do Portal MundoGEO, que chamou a comunidade de geotecnologia a indicar por votação online as melhores instituições, empresas e profissionais que, por sua atuação inovadora, fazem este mercado crescer de forma sustentável. Confira os vencedores nas diversas categorias na página http://mundogeo.com/blog/2011/06/16/saiba-quem-sao-os-ganhadores-do-premio-mundogeoconnect/

Criado em 1961, o INPE está prestes a completar 50 anos de atuação em pesquisa e desenvolvimento na área espacial, com estudos que vão desde o desflorestamento de nossas matas até as origens do Universo. É hoje referência em Sensoriamento Remoto, Meteorologia, Ciências Espaciais e Atmosféricas, Engenharia e Tecnologia Espacial e Ciência do Sistema Terrestre. É líder na área de desenvolvimento de software livre em Processamento de Imagens e Geoprocessamento.

O INPE deu ao Brasil a capacidade de produzir ciência espacial de qualidade, fazer satélites, monitorar nosso território, ter uma previsão de tempo moderna, entender as mudanças globais e fazer com que o Espaço seja parte da sociedade brasileira.

Para que o cidadão usufrua dos benefícios do contínuo desenvolvimento do setor espacial, o INPE aposta na construção de satélites para produção de dados sobre o planeta Terra e no desenvolvimento de pesquisas que transformem estes dados em conhecimento, produtos e serviços para a sociedade brasileira e para o mundo.

Além da sede, em São José dos Campos (SP), o INPE possui instalações em São Luís (MA), Eusébio (CE), Natal (RN) - Centro Regional do Nordeste -, Cuiabá (MT), Brasília (DF), Cachoeira Paulista (SP), Atibaia (SP), São Paulo (SP) - Centro de Radioastronomia e Astrofísica Mackenzie-, Santa Maria (RS) - Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais - e Belém (PA) - Centro Regional da Amazônia.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.