Você está aqui: CGCEA / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Cresce o nº de publicações de pesquisadores do INPE

por INPE
Publicado: Mar 02, 2005
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 02 de março de 2005

O número de publicações anuais de técnicos e pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, subiu de 740 em 2003 para 1.559 em 2004. O Instituto tem 754 pesquisadores e técnicos. O levantamento considera, para a estatística, textos publicados em periódicos, livros, capítulos de livros, eventos, relatórios, teses e dissertações. As publicações devem possuir ISSN (International Standard Serial Number).

Também nas publicações indexadas no SCI (Science Citation Index) houve um crescimento - de 207 em 2003 para 315 no ano passado. O SCI, também conhecido por "Web of Science", é uma base de referência bibliográfica que registra os artigos citados em outros artigos.

A maior parte dos artigos em revistas com SCI tem origem na área de Ciências Espaciais e Atmosféricas, com 44% do total das publicações, seguida da área de Aplicações em Observação da Terra e Previsão do Tempo (30%); a área de Tecnologias Especiais participa com 23% e a área de Engenharia e Infra-estrutura, com 3%.

É possível conferir as tabelas com os indicadores de 2002, 2003 e 2004 na página:
http://www.inpe.br/ensino_e_documentacao/biblioteca.htm. Além disso, clicando no número referente à quantidade de publicações, tem-se acesso a diversas informações sobre os artigos - uma iniciativa que busca o aprimoramento das ações de divulgação do conhecimento empreendidas pelo INPE.

Os resultados demonstram a prioridade que o Instituto tem dado à pesquisa científica e à melhoria da gestão do conhecimento científico. Refletem ainda o sucesso do INPE nos seus principais campos de atuação científica, bem como o seu potencial de impacto social, econômico e industrial, avalizando o desempenho do Instituto na busca de seus objetivos estratégicos, em particular aquele que foca a busca de excelência técnico-científica.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.