Você está aqui: CGCEA / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Pesquisadores do INPE no Encontro Brasileiro de Física dos Plasmas

por INPE
Publicado: Nov 26, 2009
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 26 de novembro de 2009

Pesquisadores dos Laboratórios Associados de Plasmas (LAP) e Computação e Matemática Aplicada (LAC), das Divisões de Astrofísica (DAS), Geofísica Espacial (DGE) e Aeronomia (DAE), do INPE, participaram do 10º Encontro Brasileiro de Física dos Plasmas (EBFP), em Maresias (SP), entre os dias 22 a 25 de novembro.

Promovido a cada dois anos pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), o Encontro Brasileiro de Física de Plasmas é um fórum, de âmbito nacional, dirigido a pesquisadores, estudantes e profissionais da indústria com interesse nos diversos aspectos da física dos plasmas. Palestrantes de projeção internacional são convidados a ministrar palestras sobre temas atuais em diferentes áreas, como pesquisa relacionada à fusão nuclear, plasmas espaciais e astrofísicos, e tecnologia de plasmas.

O evento visa contribuir para a atualização e aperfeiçoamento de toda a comunidade brasileira e em especial de estudantes de pós-graduação e jovens pesquisadores. O encontro proporciona ainda a troca de idéias e o estabelecimento de cooperações com o propósito de desenvolver a Física dos Plasmas no Brasil, tanto em seus aspectos básicos como em suas diversas aplicações científicas e tecnológicas.

O Comitê Organizador do evento tem como chair o Dr. Edson del Bosco, do INPE. Os pesquisadores do LAP e LAC, da Coordenação de Laboratórios Associados (CTE), e da DAS, DGE e DAE, da Coordenação de Ciências Espaciais e Atmosféricas (CEA), apresentam resultados de seus trabalhos durante o encontro. O programa completo evento, que contou com aproximadamente 120 participantes e foi realizado com o apoio da FAPESP, CNPq, CAPES, CLAF e Rede Nacional de Fusão, está disponível em
http://www.sbfisica.org.br/~ebfp/.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.