Você está aqui: CGCEA / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

por INPE
Publicado: Out 15, 2004
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 15 de outubro de 2004

O INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, a Univap - Universidade do Vale do Paraíba e a Câmara Municipal de São José dos Campos realizam, nos dias 18 a 21 de outubro, uma programação de palestras e exposição sobre Ciência e Tecnologia, na sede do Legislativo (Rua Desembargador Francisco Murilo Pinto, 33 - Vila Santa Luzia). Também participam do evento o CTA - Centro Técnico Aeroespacial, Petrobras e Embraer. As atividades integram a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece de 18 a 24 de outubro em todo o país.

A idéia da Semana é que a população possa conhecer e discutir os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas e de suas aplicações e que isso venha a se transformar em uma tradição no Brasil. Estabelecida por decreto presidencial de 9 de junho de 2004, a Semana, articulada pelo Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia da Secretaria de C & T para a Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), atende a um antigo anseio das sociedades científicas, centros e museus de ciência, instituições e grupos voltados para a divulgação científica.

Dentre os temas que serão apresentados na Câmara estão "O Desenvolvimento da Astronomia no Brasil", "O Projeto Genoma", "A Engenharia Biomédica e o Diagnóstico de Câncer", "Atividades de Previsão de Tempo e Clima do CPTEC/INPE" e "O Programa Espacial e o satélite CBERS - Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres" (veja programação abaixo).

As palestras são gratuitas e abertas ao público e serão realizadas das 19h às 21h. A exposição sobre Ciência e Tecnologia fica aberta de 19 a 21 de outubro, das 9h às 21h.

A programação completa da Semana Nacional encontra-se no endereço http://www.mct.gov.br/semanact/index.htm. A organização local está sob a coordenação da Fapesp, IPT, SBPC regional, Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo e MCT.

PROGRAMA DA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Rua Desembargador Francisco Murilo Pinto, 33 - Centro Informações: Tel. 3923-9090 - ramal 226.

Exposição sobre Ciência e Tecnologia

19 a 21/10 das 9h às 21h30 - Saguão da Câmara Municipal

Palestras e mesas redondas

18/10
19h - Abertura - Ver. Walter Hayashi, presidente da Câmara Municipal; Dr. Luiz Carlos Moura Miranda, diretor do INPE; Prof. Antonio de Souza Teixeira Junior, pró-reitor de Integração Universidade/Sociedade da Univap

19h30 - Mesa redonda: O Desenvolvimento da Astronomia no Brasil - "As Galáxias" - Prof. Ronaldo E. de Souza, coordenador do Programa de pós-graduação em Astronomia do IAG-USP; "As Estrelas" - Prof. Gustavo F. Porto de Meloo, diretor do Observatório do Valongo da URFJ; Detetores de Infravermelho - Dr. Francisco Jablonski, pesquisador titular da Divisão de Astrofísica do INPE; Astronomia Espacial - Dr. João Braga, coordenador de Ciências Espaciais e Atmosféricas do INPE

- Lançamento do livro "Descobrindo o Universo" - Profa. Dra.Sueli M.M. Viegas, astrônoma e professora titular do IAG-USP e Profa. Dra. Fabíola de Oliveira, pró-reitora de pós-graduação Lato Sensu - Univap

19/10
19h - Apresentações: Veículos Espaciais - Dr. Paulo Moraes Junior - Centro Técnico Aeroespacial; O Programa Espacial Brasileiro e o satélite CBERS - Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres - Dr. Leonel Fernando Perondi - coordenador geral de Engenharia e Tecnologia Espacial do INPE; Atividades de Previsão de Tempo e Clima do CPTEC/INPE - Dra. Maria Assunção Faus da S. Dias - coordenadora geral do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do INPE

20/10
19h - Apresentações: Projeto Genoma - Prof. Dr. Francisco Gorgônio Nóbreta - Univap; Projeto do Futuro Observatório Astronômico da Univap - Prof. Dr. Gabriel Rodrigues Hickel - Univap; A Engenharia Biomédica e o Diagnóstico de Câncer - Prof. Dr. Airton Martins - Univap

21/10
19h - Apresentações: Parque Tecnológico Univap - Prof. MSc Luiz Antonio Gargione - Univap; Incubadoras de Empresas de Bases Tecnológicas - Eng. Orlando Eugênio de Carvalho e Eng. Mamede Morais Junior - Univap e Revap - Refinaria Henrique Lage

Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.