Você está aqui: CGCEA / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

INPE e CNES lançam balões com experimentos científicos europeus no Maranhão

por INPE
Publicado: Jun 03, 2008
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 03 de junho de 2008

Imagem INPE e CNES lançam balões com experimentos científicos europeus no Maranhão

Na quinta-feira (5/6), será lançado no Maranhão o terceiro experimento da Campanha de Balões SCOUT, resultado da parceria entre o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Centro Nacional de Estudos Espaciais (CNES) da França.  A campanha SCOUT lança, em balões de pressão zero, sete experimentos científicos de vários países da União Européia.

Os sete experimentos vão gerar dados para pesquisas com foco na relação entre química e clima na troposfera superior e estratosfera inferior e as trocas entre estas duas camadas. Entre os objetivos estão o estudo da camada de ozônio, previsão de mudanças climáticas e a validação de instrumentação dos satélites METOP e ENVISAT da Agência Espacial Européia (ESA).

Partindo sempre da base de lançamentos instalada no Aeroporto Domingos Rego, em Timon (MA), o primeiro vôo aconteceu na última sexta-feira (30/5). O experimento OPC (Optical Particle Counter) foi resgatado nas proximidades da cidade de Altos (PI).

O segundo lançamento aconteceu no domingo (1/6) e levou o experimento TRIPLE, que pesa 375 kg e foi lançado em um balão de 150 mil m3. Depois de voar por aproximadamente 6 horas, o experimento foi resgatado próximo à cidade de Vargem (PI).

O experimento TRIPLE consiste em um conjunto de instrumentos da University of Frankfurt, Forschungszentrum Jülich e University of Reims, sendo o principal objetivo científico a medição de traçadores de longa duração e vapor de água, envolvidos na química do ozônio na estratosfera.

Com término previsto para o final de junho, a campanha SCOUT é a primeira do Programa Específico de Cooperação assinado em 2007 entre CNES e AEB/INPE que, em cinco anos, lançará balões para pesquisa atmosférica na região equatorial brasileira. O acordo técnico-científico tem a participação dos pesquisadores Plínio Alvalá e Karla Longo, da Coordenação de Ciências Espaciais e Atmosféricas (CEA), Saulo Freitas, do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), e da equipe do Setor de Lançamento de Balões do INPE.


Preparação para lançamento em Timon (MA)


 
Lançamento do experimento TRIPLE



Experimento TRIPLE


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.