Você está aqui: CGCEA / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

INPE traz para São José dos Campos exposição sobre Leonardo da Vinci

por INPE
Publicado: Jul 11, 2007
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 11 de julho de 2007

Imagem INPE traz para São José dos Campos exposição sobre Leonardo da Vinci

Na comemoração de seu 46º aniversário, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) vai entrar no circuito cultural de São José dos Campos. A exposição "Leonardo da Vinci: Maravilhas Mecânicas" mostrará, através de réplicas de alguns dos projetos deste artista, como a sua visão foi revolucionária. De 23 de julho a 26 de agosto, das 9 às 16 horas nos dias úteis e das 10 às 16h nos finais de semana e feriados, o INPE estará aberto aos visitantes da exposição. A entrada é gratuita e não requer agendamento, porém é obrigatória a apresentação de um documento de identidade na portaria de acesso ao Instituto.

"Leonardo da Vinci: Maravilhas Mecânicas" é dividida em quatro áreas, simbolizadas pelos quatro elementos da natureza (ar, água, fogo e terra), e apresenta peças, textos e imagens que justificam a fama de Leonardo da Vinci como um dos maiores gênios da Humanidade.

Com a exposição, inédita no Vale do Paraíba, o INPE pretende oferecer à sociedade a oportunidade de conhecer a intensa atividade desenvolvida por Leonardo da Vinci também como engenheiro, arquiteto, inventor e cientista. Em 3 de agosto o Instituto completará 46 anos e, desta forma, comemora com a comunidade o reconhecimento ímpar que conquistou na área de pesquisas em Ciências Espaciais e Atmosféricas e no desenvolvimento e operação de sistemas para o setor espacial.

Esta promoção cultural é resultado da parceria entre o INPE e o MAST (Museu de Astronomia e Ciências Afins), que produz exposições itinerantes sobre temas relacionados à história da Ciência e da Tecnologia.

Serviço:
Exposição “Leonardo da Vinci: Maravilhas Mecânicas”
Local: INPE – Av. dos Astronautas, 1.758. São José dos Campos, SP
Data: 23 de julho a 26 de agosto de 2007
Horário: Segunda a sexta-feira: 09h00 às 16h00
Sábados, domingos e feriados: 10h00 às 16h00

Importante: Os visitantes devem portar documento de identidade para o acesso ao INPE.

Sobre Leonardo da Vinci

Leonardo da Vinci (1452 -1519) viveu numa Itália de exuberante vitalidade. Apagavam-se, então, os últimos vestígios da Idade Média e começava uma nova fase histórica, a Renascença. O mundo parecia renascer nas artes e em todos os campos do conhecimento. A ciência desenvolvia-se para além dos laboratórios dos alquimistas, onde vivia praticamente encerrada, e os grandes descobrimentos marítimos ampliavam os limites geográficos do mundo, promovendo o avanço e o desenvolvimento científico e tecnológico.

As grandes cidades italianas, enriquecidas pelo comércio, atravessavam um ciclo de intenso esplendor artístico e cultural. Entre todas, destacava-se a cidade-estado de Florença, na qual da Vinci passou a sua juventude e os primeiros anos da maturidade. De lá, seu nome projetou-se por toda a Itália, especialmente como mestre da pintura. Mas, além disso, da Vinci integrou um movimento conhecido como "renascimento das máquinas".

Leonardo foi o líder e o primeiro a se engajar nesse movimento, sendo o produto mais maduro e original de um desenvolvimento coletivo que durou décadas. Nesse processo, vários inventores talentosos fizeram contribuições muito significativas e destacamos, entre muitos outros, Filippo Brunelleschi, Francesco di Giorgio e Mariano di Iacopo conhecido como Taccola.

Leonardo da Vinci, longe de ser um profeta visionário no deserto, foi na verdade quem mais eloqüentemente expressou, em palavras e sobretudo em imagens, as visões utópicas, compartilhadas por muitos artistas-engenheiros do século XV, sobre o potencial prático da tecnologia.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.